Return to site

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO

A separação e a coleta de contaminantes em correntes de ar podem ser obtidas por métodos físicos, químicos, ou ainda pela combinação de ambas, dependendo do processo envolvido. Ainda que o processo de coleta possa envolver mais de uma ação simultaneamente, apresentamos a seguir uma relação de ações individuais mais relevantes no processo de separação:

Filtragem

Filtro de Manga. Fonte: http://www.geuindia.in/images/bag_filter_big.jpg
  • Impactação inercial: devido a sua massa, as partículas têm movimento inercial suficiente para se mover contra a estrutura fibrosa do coletor, sendo então capturadas;
  • Interceptação: este mecanismo depende apenas do tamanho das partículas que estiverem numa linha de fluxo distante de uma fibra a menos da metade do diâmetro da partícula;
  • Difusão: devido ao movimento browniano as partículas com diâmetro inferior a 1 micrometro incidirão sobre a estrutura fibrosa do coletor.

Inércia: a separação ocorre devido a variação busca de quantidade do movimento linear das partículas contaminantes. Exemplo: coletores inerciais, ciclones e câmaras inerciais.

Ciclone. Fonte:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e3/Cyclone_separator.svg/2000px-Cyclone_separator.svg.png

Gravidade: a separação ocorre por sedimentação devido ao peso das partículas. Este é o mecanismo das câmaras de sedimentação.

Lavagem: o ar carregando o poluente particulado ou gás é forçado através de uma nuvem de gotículas de água ou de um outro líquido, fazendo com que os contaminantes fiquem retidos nas gotículas. Os lavadores de gases funcionam com este princípio.

Lavador de gases. Fonte: http://www.crcleanair.com/wp-content/uploads/2013/12/PackedTower.jpg

Precipitação eletrostática: a aplicação de uma alta diferença de potencial elétrico no ar transportado faz com que este se ionize. Os íons depositam-se nas partículas carregando-as eletricamente, fazendo com que migrem em direção do polo de carga elétrica contrária, onde são capturados. Exemplo: Precipitador eletrostático.

Fonte: Notas de aula da disciplina de controle ambiental. Eng. Civil UFMG 2016.